Os dados são lançados ininterruptamente pelo Cosmos?

"Alea jacta est" foi a frase proferida por Julio César em sua campanha contra a Gália (atual França) ao atravessar o rio Rubicão limítrofe do Império Romano.

Em português seria: "Os dados estão lançados" ou "A sorte está lançada".

A palavra portuguesa álea do latim "alea" significa: sorte, risco, acaso.

Dela vem o nosso famoso 'aleatório'.

Quando da minha primeira faculdade (engenharia) eu tive bolsa da FAPESP para estudar a "Teoria do Caos" em sistemas dinâmicos. Uma das premissas dessa teoria é de que há uma "ordem" escondida num sistema aleatório. Propõe que sempre haverá um modelo matemático determinístico por trás da máscara aparente aleatória.

Esse é um dos fatos que impulsionam alguns cientistas a formular a idéia do design inteligente. Modo moderno do famoso argumento teleológico da existência de Deus: "Deus sive natura" (Deus como natureza).

O personagem 'Conan o Bárbaro' dos quadrinhos costumava dizer: "Crom (o seu Deus) não se importa com ninguém, para os homens o que determina é a sorte"

Nossa vida é regulada pelo acaso? Deus joga dados com sua criação?

Estamos desgovernados na existência?

Comments

• Se nossos projetos são precisamente calculados e descobrimos o padrão ouro da matemática....

Quem dirá o Pai Celestial!

Não não estamos desgovernados. Não há uma folha que caia de uma árvore, sem que Deus não tome conhecimento. Até os fios de tua cabeça estão contados. (Bíblia)

• Meu amigo Thor, não domino nada das ciências exatas (sinto uma admiração muito grande por quem domina), nesse campo sou um ignorante (rsrs), tentarei responder vossa importante questão através dos meus conhecimentos noutras áreas.

Nossa vida é regulada pelo acaso?

===========

A vida humana de certa maneira não, temos uma constituição física que é regida por leis e determinismos biológicos: concepção, desenvolvimento intra-uterino, nascimento, desenvolvimento, envelhecimento e morte, tudo isso segue um determinismo biológico.

Nossa construção da individualidade e da identidade se engendra através de uma complexa rede de dados oriundos de nossa filogênese, ontogênese e da interação entre o indivíduo e o ambiente (natural e cultural) e também na relação dialética entra sujeito e objeto. Nessas facetas do Ser Humano, somos regidos por determinismo biológicos, culturais, sociais e históricos, não há o acaso.

Porém, não podemos negar a existência do ‘’acaso’’, o que os filósofos denominam ''Contingência'' , ou seja, uma das múltiplas faces da dimensão do Ser. É a contingência, o ''vazio'', ''o que pode ou não ocorrer'', que garante o exercício da liberdade. A contingência é uma benção ou uma maldição a depender do contexto, mas é inegável sua manifestação no cosmos (natureza) e no universo humano (social).

Dizer que tudo está determinado na ação humana, seja por Deus/deuses, espíritos, carma e congêneres é negar a Liberdade Humana, e dotar a experiência humana de aspectos míticos e assombrosos. É como dirá Sartre, ‘’a má-fé’’, culpar um ‘’outro’’ por meus infortúnios, quando na verdade a mim é exigido escolher e viver sobre o peso da escolha! Morrer de acidente aéreo ou se salvar por pouco de uma catástrofe é Contigência!

Deus joga dados com sua criação?

===========

Qual concepção de Deus? A bíblica, a hindu, ou a metafísica, entre várias outras? O Deus conceitual metafísico ficou tão abstrato e profundo, próprio das elucubrações intelectuais, que parece guardar apenas poucas analogias e afinidades com o Deus bíblico, ou das demais religiões reveladas. A noção de um Deus provedor e onisciente além é claro ''criador'', própria das religiões reveladas, quando submetida ao escrutínio da razão, gera tantas questões cuja resolução conduz a três caminhos distintos: ''aceitar pela Fé'', ''negar tudo e se tornar ateu'', ou ''admitir a impossibilidade da nossa razão de alcançar esse saber'' (agnóstico). Pergunto, surgirão novos paradigmas? Espero genuinamente que sim!

Porém nós descrentes em Deus admitimos que a instituição ''Deus'' é absolutamente irrelevante para o curso da Natureza e da Humanidade. De qualquer forma, mesmo que exista um Deus, ele não intervém nos destinos do homem:

- a declaração de guerra, a celebração da paz e do armistício, os medicamentos que curam doenças, as ogivas nucleares com capacidade de destruição em massa, as Leis, a moral, o Direito, a família, assim como os deuses, são criações do Homem!

Por que teria Deus criado os vírus cujas mutações aleatórias não se encaixam numa noção de ‘’projeto’?

Estamos desgovernados na existência?

===========

Sim, nesse caso sim. O homem é lançado na existência sem saber por quem e para quê, busca respostas para isso na criação de sistemas de significação que alternam entre o Mito e o Logos, perpassando toda a experiência humana, desembocando nas Artes e nas ações e projetos coletivos, ou na negação de tudo (niilismo) ou ainda na busca pelo prazer (hedonismo), diferentes contextos culturais, sociais, históricos e subjetivos é que engendram tais representações, buscas ou negações.

O que nunca muda, é a necessidade de existir, de construir uma identidade e se relacionar com o mundo do Real. Talvez nunca tenhamos as respostas, mas enquanto existir a humanidade, sua busca nunca deixará de existir.

Para impedir o caos social, a Humanidade criou a Civilização em substituição a Barbárie. A noção de civilizado se estrutura sob dois pilares: Religião (que trabalha o eterno, perene etc.) e Estado (exercício do poder político na promoção da segurança e paz entre os homens). Sem estas duas poderosas instituições não teríamos chegado ao nível atual de desenvolvimento social. Contudo, a ordem, a lei, a noção de Deus/Eternidade, a idéia do caos, a negação, a fé entre vários outros fenômenos se limitam a Mente Humana que os projetam. Se tratando do Humano tudo é demasiadamente humano!

===========

Abraços!

• "Nossa vida é regulada pelo acaso? Deus joga dados com sua criação?"

Eu acho que se Deus existisse, o universo sendo do jeito que ele é, o cara teria um senso de humor meio bizarro.

Bem, o universo é 100% indiferente às nossas opiniões. As coisas são como são indiferente do que voce acha ou deixa de achar.

Na verdade o acaso é só o que existe. Como diria Nelson Rodrigues, sem sorte não se tomaria nem um picolé na esquina.

Mas o acaso fez as mutações aleatórias, e a seleção natiral fazer nossa espécie o que é hoje. Nosso neocórtex hiperdesenvolvido nos permite nos maravilharmos com isso.

• 1° Deus cuida daqueles que o ama.

2° Deus cuida daqueles que declaram que só o Senhor é Deus de suas vidas e se entregam a ELE

3° Deus morreu para te dar a vida eterna

Mas ele ressucitou e vai voltar para buscar a sua igreja.

• 'Teoria do Caos' é uma teoria científica, não tem nada a ver com misticismo. Se alguns crentes distorcem a teoria para afirmarem as suas superstições, isso é irrelevante. Pois eles fazem o mesmo com outras teorias, leis e fatos científicos.

Enfim... uma coisa não tem relação com a outra. Não é porque há uma suposta ordem no universo que quimeras como deuses passam a ser hipótese científica. É aquela história: ciência e religião não se misturam.

Eu não sou crente e acho que há, sim, uma ordem. Mas essa 'ordem' não tem nada de sobrenatural.

Sign In or Register to comment.