Como faço um Backup em meu notebook?
Tem horas que ele não responde aos comandos, trás mensagens de erros. Já me disseram pra fazer um Backup nele, dá pra você me ensinar como se faz um Backup num computador? NOTA: Eu não quero procurar técnico agora não, uma que eu não conheço nenhum técnico de confiança, uma vez contratei um e ele ao invés de consertar acabou foi piorando!!! Meu notebook é Windows XP HOME (autêntico), Intel Cleron M410; 512mb; HD de 40gb. Obrigado e 10 pontos!
Comments
Fazer backup nada mais é do que fazer cópia dos seus dados e hoje em dia há diversas formas para fazer backup. Mas antes é necessário se atentar a alguns detalhes importantes para fazer o backup de forma adequada.
Primeiramente você deve separar o joio do trigo. Navegue pelas suas pastas pessoais, de músicas, fotos, vídeos, documentos, planilhas e outros arquivos de forma geral. Então defina quais são os arquivos importantes para você, aquilo que você realmente não pode perder e deve manter backup.
Em segundo lugar, você deve definir de que forma fará o backup, que nada mais é do que manter cópia dos arquivos em um lugar salvo. Para poupar espaço, faça backup apenas dos arquivos importantes.Algumas das opções são:
E-mail: Se os seus arquivos importantes são pequenos, como planilhas, arquivos do word ou outros arquivos pequenos, você pode mandar por e-mail para você mesmo e la eles estarão a salvo. O Gmail possui 7GB de espaço para você fazer backup, a parte ruim é que cada arquivo deverá ter no máximo 10MB de tamanho. Há também outros sites, como o 4shared (www.4shared.com). O hotmail tem o serviço SkyDrive, que tem 25GB de espaço livre.
Pendrive: Você pode copiar os arquivos em um Pendrive, bem mais rápido e simples. Apenas copiar os arquivos das pastas e jogar no Pendrive.
HD removível: É com um pendrive, mas com muito espaço. Tenho um de 120GB e sempre mantenho backups nele. Pessoalmente considero a melhor solução.
CD e DVD: Você pode gravar os aquivos em CDs ou DVDs, que são uma boa opção. Os CDs tem 700MB de espaço, e há DVDs de 4,7GB ou 8GB. Se você fizer os cálculos na ponta do lapis, os DVDs de 4,7GB tem a melhor relação custo benefício devido ao custo e a capacidade.
Outro computador: Outra forma de backup é simplesmente jogar os arquivos em outro computador, deixar cópias la por segurança. Você citou que quer fazer backup dos dados contidos em um notebook, então caso tenha um desktop, pode jogar seus arquivos importantes nele.
Existem outros softwares de backup, mas eu acho eles desnecessários, pois estas são as opções mais comuns e resolvem as necessidades do dia-a-dia para uso doméstico.
Só um ponto importante sobre backups. Você SEMPRE deve ter cópias daqueles arquivos que são extremamente importantes para você, pois não há hora marcada para algum problema acontecer. Agora o seu notebook está apresentando alguns sintomas de problema, mas as vezes não existe sintoma e pode acontecer um desastre, como uma queda, roubo, o HD pifar, enfim, nessas horas é sempre bom pensar no pior e manter backups continuamente.
Citei como meu favorito o HD externo pois tem uma ótima relação custo benefício, o HD dura muitos anos e você pode criar e apagar arquivos quantas vezes quiser.
Voce pode usar este para fazer voce mesmo a copia
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-558750939-c...
Use o seu pendrive caso tenha um , instale um linux nele
http://www.slax.org/
peça para alguma mais experiente faze-lo depois entre no setup do note e mande bootar pelo usb assim subira o sistema operacional do pen. selecione o mais importante e transfira para o pen.
O Win XP Home trás embutido o utilitário BackUp mas ele não se instala automaticamente.
É necessário acessar o disco de instalação e instalar manualmente.
Outra dica, consulte o link abaixo:
http://www.baixaki.com.br/info/2060-melhore-o-dese...
Baixe e instale o programa CClean, é gratuíto e o melhor deles para fazer limpeza do registro.
Outra recomendação é que use o mínimo possível a pasta Meus Documentos, evite deixar arquivos nesta pasta.
Crie uma pasta e sub-pastas em C;\ e coloque nelas seus arquivos.
Fica mais fácil fazer um BackUp, só precisa BackUp dela.
Se rodar o CClean, desfragmentar, procurar e corrigir erros em C e seu computador continuar instável recomendo formatar e reinstalar tudo.
Como tem os CD's e os programas não é tarefa difícil.
eae meu querido eh simples e facil!
fazer backup eh guardar todos seus dados para vc pegar outra vez qdo seu not for formato!
faz o seguiinte:
=antes de td scaneia todos seus arquivos q vc deseja fazer o backup
=pega um pendrive, cd ou DVD,
=coloque td dentro do pendrive.......;
=pronto o backup ta feito
=agora pode arruma seu not sem problema qdo vc arrumar passa td q ta no pendrive para o not outra vez e jah era !flw!
Amigo, sabes formatar um PC, ne?
pega seus arquivos mais importantes e copia para um pendrive ou grava em dvd's.
depois de fazer isso formata geral seu HD e reinstala o XP inteiro, num faz Backup nao...
Se num sabes formatar, vai as dicas:
>Coloque o CD de instalação no driver e reinicie o PC.
>Fique apertando a tecla F8
>A vai aparecer a tela toda azul com várias opções de entrada.
>Use as teclas de subir e descer, marque a opçao com o nome mais proximo de "CD/DVD" e de ENTER.
>Quando for pedido "pressione qualquer tecla para iniciar com o CD", pressione um tecla e fique aguardando até aparecer novas instruções.
>Aperte Enter para instalar o Windows.
>Aperte a tecla F8 para concordar com o contrato.
>Aguarde,depois clic letra D=Excluir
>Clic Enter
>Clic a letra L=Excluir
nesse intervalo voce pode configurar uma partiçao com o tamanho que voce quiser. para seu HD de 40, configure uma de +- 18 para o sistema operacional (C:) e outra de +- 22 para voce salvar seus "files".
>Clic Enter e aguarde
>Escolha a formatação completa e não a rápida.
>Escolher sistema de arquivos NTFS.
>Agora irá começar a instalação.
>Coloque o código de ativação(******).
>Preencha os dados.
>Configure o Windows.
>O PC ira reiniciar sozinho e virá sem som.
>Agora coloque o Cd da Placa Mãe,geralmente ele instala os drives automaticamente,deixe terminar todos os processos,e a tela irá mostrar todos os drives instalados.
Obs:o PC irá reiniciar várias vezes,ao terminar a instalação ele vai reiniciar com o som.
Caso você possua placa de vídeo faça o mesmo processo.
>Agora comece a instalar os programas,tipo Nero,Emule e.t.c.
Vlw???...