Tenho dúvidas sobre a wicca. Alguém já iniciado para tirar-me estas dúvidas?
Por favor, responda só quem conhece o assunto, ou seja, não responda aquele que acha que a wicca é uma ordem satânica ou coisa do tipo, por favor. Agora quem conhece, não fique acanhado, estou disposto a ouvir qualquer conselho, e até opiniões. Eu sou encantado pela wicca, porém tenho muitas dúvidas, queria que alguém experiente no assunto pudesse responder-me. Desde já estou muito agradecido.
Comments
Olá Thiago!
Você tem toda razão em desejar que pessoas conhecedoras do assunto postem respostas. Mesmo que eu não seja a mais indicada, sugiro que procure por aqueles que conhecem este "desdobramento da magia". Indico-lhe também o link que segue: http://www.oldreligion.com.br/novo/conteudo/lista.... .
Um grande abraço.
Apesar de não ser da religião eu já estudei bastante sobre a religião Pagã (incluíndo a Wicca), sugiro que leia O Livro Completo Bruxaria do Buckland de Raymond Buckland para tirar algumas de suas dúvidas e, caso queira, poderei responder algumas das suas perguntas por e-mail caso eu saiba
Correto
Não a wicca não é uma seita satânica como infelizmente muitos acreditam, detalhe os bruxos não acreditam em satanás e muito menos o cultuam. a bruxaria tem seis princípios e um deles é jamais praticar o mal ou interferir no destino. Não se deve confundir a bruxaria com a magia negra. E a wicca não fica por aí captando fiéis, pelo contrário é tudo muito discreto e sem tentar converter ninguém. Já basta a época da inquisição onde muitas pessoas foram queimadas acusadas de bruxaria e cultuar o demônio, quando na realidade a igreja queria mesmo era os adquirir os bens do acusado injustamente. Muitos quando não ardiam nas chamas das fogueiras tinham seus pés e braços amarrados e jogados no rio, diziam que se por acaso sobrevivesse era bruxa (o) e seria queimado e os que morriam era porque haviam sido salvos. Na bruxaria existe amor e companheirismo dentro de um coven, Você só precisa tomar cuidado pois, existem muitos charlatões se dizendo bruxos e bruxas por aí, vai ser muito difícil você entrar para um coven. Eles são muito fechados e discretos e em geral você nem percebe a existência deles. E para fazer parte de um provavelmente você terá que ser convidada.
Discordando de algumas pessoas aí de cima, as pessoas tanto nascem com um chamado para serem bruxas, como pode se tornar uma. Depende, se ela ouviu o chamado da Deusa em seus corações, e acham que esse caminho é válido para suas vidas. A wicca gardneriana defendida em respostas acima, foi a a primeira tradição, sendo apresentada por Gerald Gardner. Hoje em dia existem várias tradições, e cada um escolhe a que quer seguir. Afinal, qual é a sua dúvida? Sou um wiccano - [email protected]
bênçãos
Vc não falou quais são as duvidas...
Mas vamos lá: Muita gente confunde a Wica, acha que é uma coisa totalmente livre, que vc pode acreditar no que quiser, fazer o que quiser, basta ler umas revistinhas e uns livros e fazer uma auto-iniciação e vc vira um sacerdote. Essas pessoas mal conhecem a teologia dessa religião, suas praticas, as crenças. Chama sua religião de 'wicca', mas o que praticam não é nada, apenas uma mistura de coisas. Chegam a misturar com cadomble, com cristianismo (!), com deuses e deusas orientais, numa confusão absurda. E quando alguem que pratica a verdadeira Wica (ou, no meu caso, que tenta estudar a verdadeira Wica) fala alguma coisa, essas pessoas agem com violencia, sarcasmo e preconceito.
O que as pessoas tem dificuldade de entender é sobre os termos. Bruxaria é uma pratica: existem VARIOS tipos de bruxaria. Cada um é diferente do outro. A Wica é um TIPO de bruxaria, mas nem toda bruxaria é wica!!!!! Alem disso paganismo e wica são coisas diferentes. Claro, a Wica é uma religião pagã, mas existem outras religiões que são pagãs tbm, e não tem NADA a ver com a Wica (por exemplo, helenismo, druidismo, Asatru, etc). Isso precisaficar bem claro. O que se pratica no Brasil é algum tipo de paganismo e/ou bruxaria, mas NÃO WICA!!!!!! Só existe UM GRUPO de Wica no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. Os outros usam o termo 'wicca', mas não são Wica de verdade, são auto-iniciados ou seguidores de outras formas de bruxaria, que por algum motivo de apropriaram do nome da religião.
A Wica é uma religião especifica, com crenças proprias, deuses proprios, rituais proprios. É uma religião Iniciatica (só pode ser Wica quem foi Iniciado por outro Wica valido, sendo que todos 'descendem' de Gerald Gardner, o 'fundador' da Religião, que foi Iniciado em um coven de Bruxaria Hereditaria). Tambem é uma religião de Misterios, e uma Religião Secreta, o que significa que vc precisa vivenciar os Rituais para praticar, não se aprendem as coisas na teoria, só na praitca, e as pratiacs e rituais são secretos, não são revelados para quem não é um Wica Iniciado. É uma Religião Duoteista: Cre na existencia de dois Deuses: O deus de chifres e a Deusa da Lua. Estes não são quaisquer deuses como muitos imaginam, são deuses especificos da Wica, não deuses de algum panteão que o adepto escolha. O nome destes Deuses é secreto, só conhecido pelos Iniciados.
Procure ler os textos do site abaixo, eles te esclarecem sobre a Wica. E saiba que não é um caminho facil, e nem é para qualquer um. Mas existem MUITOS outros caminhos, no Paganismo e na Bruxaria - apenas tenha em mente que vc não sera Wica se seguir estes caminhos, sera um Bruxo ou pagão do caminho escolhido.
Bençãos.
Olha, não participo de nenhum coven nem sou formalmente iniciada, mas tenho um bom alicerce de conhecimento, e algumas práticas rituais (estas bem principiantes mesmo). Se quiser, podemos trocar informações e estudar juntos, estou aberta para conversas inteligentes sobre a Arte e encontrar grupos de estudo virtuais (já que onde moro, é muuuuuuito difícil encontrar algum wiccaniano de verdade).
meu e-mail é: [email protected]
por este e-mail pode me encontrar também no Facebook
Blessed Be irmão!