como montar um aquaterrario pra tigres d agua?

nota máxima para a melhor respostas

Comments

• Experiência própria:

Eu tenho duas tartarugas, ou chamados, cágados. Um Tigre D'água e um Cágado de Barbicha.

Eu comprei um aquário pronto, com uma plataforma montada, custou 35 reais, 45L.

Agora estou fazendo um maior.

Compre um aquário de 85L, se a sua for filhote. Se for adulta, tem que ser no mínimo 150L.

Pois bem, contrariando o amigo aí, que falou pra enfeitar com pedras coloridas, além de ser brega, coisa da vovó, não é bom para o seu Tigre D'água.

Pedras coloridas artificialmente, lanças corante na água, e isso pode ser nocivo a sua tartaruga.

Pedras, contribuem para proliferação de bactérias, e acumulam sujeira, deixando a água suja e turva. Se forem pontiagudas, podem machucar o seu Tigre D'água, e além de tudo, se for pequena, ele pode engolir e morrer, e se for muito grande, pode cair em cima dele e esmaga-lo.

O fundo do aquaterrário, deve ser de fácil manuseio, você deve optar por algo que você consiga limpar mais facilmente, e remover facilmente. No caso, pode deixa até sem nada, só no vidro mesmo.

Eu coloquei grama artificial, custa 2 reais cada plaquinha, coloca uma do lado da outra, e amarra com enforca gato(lacre plástico), faz na medida do aquário, é fácil e barato. Na 25 de março em Sampa tem. Mas você pode achar em lojas de jardinagem.

Assim, como as tartas sujam muito a água, com os dejetos, mais fácil de limpar, é só remover, limpar, e colocar de volta.

Pra que a grama fique no fundo, não cole com silicone de aquário, compre 2 ou 4 pedras de basalto ou seixo de rio, médias, coloque nas bordas da grama, assim ela não flutua. Atenção, as pedras devem ser arredondadas, e não devem ter um formato que possa faze-las cair em cima da tartaruga, prefira mais planas, além de tudo, vira um apoio pra sua tarta ficar tomando sol, ou com a cabeça pra fora da água.

Feito o fundo, se o seu aquário não tem uma base pronta, a parte seca, a rampa, faça uma.

É fácil, existem inúmeras possibilidades, seja criativo.

Se quiser fazer uma base flutuante, utilize cortiça ou isopor. Passe silicone, uma camada fina, para que o isopor não fique em contato direto com a água, assim ele não apodrece. Aproveitando o silicone, faça o solo da parte seca, cole cascalho de rio, ou grama artificial baixa, tipo carpete. Deixe flutuando, se quiser fixar para não ficar flutuando a deriva, prenda no vidro, com arame encapado, pode ser fio de eletricidade mesmo, desde que ele seja resistente. Fura o isopor, prende ele no isopor, e faz na outra extremidade, um gancho pra prender na borda do aquário, faça isso em dois lado, e coloque o isopor em um canto do aquário.

Se for base fixa, pode fazer com uma pedra grande mesmo, mas como eu falei, utilize basalto ou cascalho de rio, pedras naturais de rio ou lago.

Eu acho melhor fazer uma base flutuante, pois sua tarta terá mais espaço pra nadar.

Se quiser, tem pra vender pronta, mas é caro, chamas-e Turtle Dock, tem pequena, média e grande. Vende no Pet Center Marginal, ou no www.petcompre.com.br

Agora vc já tem o fundo e a base.

Compre um termostato, pra deixar a água em 22 a 25°C. Para cada litro, precisa de 1W, ou seja, 150L, precisa de um termostato de 150W(watts)

Precisa de um filtro, eu recomendo um Canister, com vazão de 400L/h, ou um interno. Se não instalar um filtro, em 1 ou 2 dias sua água fica suja e fedida.

Agora vc precisa da iluminação. Compre uma lâmpada UVB Repti Glo 5.0 e a calha para ela. No PetCompre tem.

E compra uma de aquecimento, tipo Spot, uns 100W a 150W já tá bom.

Deixe ambas ligas por 8h a 12h por dia.

Agora você precisa comprar dois termômetros. Um pra água e um pra parte seca, aonde está a luz de aquecimento. Custa barato, uns 2 reais cada termômetro.

A dica é, seu aquário precisa ter 70% de parte aquática e 30% de parte seca.

Elas passam a maior parte da vida na água, comem, dormem, nadam, procriam, tudo na água, então, deixe bastante espaço para elas nadarem.

CUIDADO!!! Sua tartaruga respira na superfície, então, não coloque nada dentro da água, que ela possa ficar presa, e morrer afogada.

Boa sorte!

• se não tiver condições de de comprar um pronto vc pode colocar terra dentro de uma bolsa plástica, amarrar bem, a colocar dentro do aquario, e para não ficar feio enfeite jogando cascalho colorido em cima e dos lados .

• O primeiro passo é escolher um aquário que tenha uma parte seca, que pode ser construída com cascalho comum para aquários, em forma de rampa, chamado de aqua-terrário ou simplemente tartarugueira. Este animal alimenta-se na água, assim, deve haver água limpa para que possa beber, nadar e alimentar-se.

vlw pela atenção Daniel

Sign In or Register to comment.